quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Phila 7 mistura teatro, performance e tecnologia

O novo espetáculo do coletivo artístico fala sobre o surgimento de uma nova condição humana

MARIA FERNANDA VOMERO
02/10/2013 13h04 - Atualizado em 02/10/2013 13h15
Kindle
Share
O espetáculo "Aparelhos de Superar Ausências", do coletivo Phila 7, mistura teatro, performance e novas tecnologias para discutir o que é humano (Foto: Ricardo Ferreira / Divulgação)
É teatro, mas também faz uso de elementos audiovisuais e da internet. É performance, mas se constitui em interação com o espaço, como se compusesse uma instalação. Espetáculo híbrido, Aparelhos de Superar Ausências, do coletivo Phila 7, articula diversas linguagens artísticas para promover uma experiência cênica que ressignifique o "humano". Convida o espectador a destituir-se de sua natureza e condição de homo sapiens e vivenciar a sensação de vazio de si mesmo – a ausência a que se refere o título da obra. Mas essa não seria uma ausência necessariamente definitiva ou negativa, e sim um estado prévio e imprescindível para o surgimento de uma outra condição, a do homo poeticus.
A encenação se baseia nas inquietações populares expressas pelas manifestações que ultimamente têm ocupado os espaços públicos em distintos lugares do planeta e são potencializadas pelas novas mídias, como as redes sociais. A montagem se desenvolve em quatro estágios, cada um deles em um ambiente da Oficina Oswald de Andrade e com uma linguagem específica: “O abismo da humanidade”, “O clamor das ruas”, “O silêncio eloquente” e “Um outro humano possível”.

Em "Aparelhos de Superar Ausências", o coletivo Phila 7 convida a plateia a vivenciar a sensação de vazio (Foto: Ricardo Ferreira / Divulgação)
Com concepção e criação do coletivo Phila7, formado por Beto Matos, Marcos Azevedo, Marisa Riccitelli Sant´ana, Mirella Brandi e Rubens Velloso, Aparelhos de Superar Ausências também traz no elenco os atores e performers Andrea Tedesco, Joana Dória, Clóris Paris, Adriane Gomes, João Paulo Azevedo, Samuel Vieira e Thais de Almeida. Para realizar esse trabalho, o coletivo promoveu cerca de dez meses de pesquisas, workshops e seminários sobre relação entre as artes cênicas e as mídias digitais.
Desde sua criação, em 2004, o Phila 7 trabalha com o diálogo entre o teatro, a performance e as novas interfaces tecnológicas. Entre seus espetáculos anteriores, destacam-se: Play on Earth, montagem pioneira no uso da internet, unindo três elencos em três continentes simultaneamente, Alice através do Espelho e WeTudo DesEsperando Godot.
APARELHOS DE SUPERAR AUSÊNCIAS. De 2 a 28/10, qui. a sáb. 20h, dom. 18h (haverá sessão extra dia 28/10, seg. 20h). Gênero: performance. Duração: 75 min. Classificação: 14 anos. Oficina Cultural Oswald de Andrade: R. Três Rios, 363, Metrô Tiradentes, tel. 3222-2662 e 3221-4704. Grátis, ingressos devem ser retirados meia hora antes.

Nenhum comentário: