sexta-feira, 21 de junho de 2013

Monty Dahan descreve hoje!
 
Onda Vermelha, a inadequação das velhas respostas para os novos desafios

Chama nossa atenção a inadequação das interpretações e respostas dos analistas e dos políticos tradicionais frente ao fenômeno defronte o qual estamos nos defrontando. Obviamente estamos perante algo que não foi entendido até agora. Prova é que todos os governos foram pegos desprevenidos, embora contem com serviços de inform...ação e de inteligência bastante sofisticados e aparelhados.
Frente a algo novo, é necessário, antes de agir atabalhoadamente, pensar, planejar, medir e não meramente sair fazendo o de sempre. Mas o cachimbo faz a boca torta e o tempo acaba enrijecendo a capacidade de pensar e de reagir das pessoas. Acaba sendo mais natural agir como se o novo não existisse e como se o ser humano não tivesse a capacidade de mudar e renovar-se. O poder corrompe em muitos sentidos; a capacidade de empatia com os anseios populares acaba sendo perdida.
As pessoas estão saturadas das velhas práticas corruptas e de abuso de poder. Fatos recentes não ficaram despercebidos nem esquecidos. A manutenção de Renan Calheiros como presidente do Senado e o apoio que o governo do PT deu ao seu aliado foi um episódio negro. Idem, a manutenção de Feliciano na Presidência da Comissão de Direitos Humanos. Pior ainda, a manutenção de Feliciano se firmou a partir do dia em que ele, espertamente, declarou que renunciaria se José Genoíno e João Paulo Cunha igualmente renunciassem à Comissão de Justiça. Foi o que bastou para que seu cargo fosse preservado, apesar da enorme pressão popular em contrário. Renan Calheiros, Marcos Feliciano, José Genoíno e João Paulo foram tapas na cara do povo e da opinião pública. Nada disso passou despercebido e as pessoas foram guardando um enorme sentimento de frustação que ora irrompe. Claro que esta não é explicação suficiente, mas faz parte. Um enorme desrespeito e uma enorme desconsideração com a opinião pública. Não se pode pisar na opinião pública assim. Foi-se firmando na visão do coletivo a noção de que o sistema do governo – leia-se o PT e seus aliados – faz o que quer, à revelia de quem quer que seja. E de que o PT e seus aliados tem uma prática autoritária e avessa aos interesses populares. Estas manifestações são uma resposta contra isso, também.
O PT, outrora capaz de enorme empatia com os anseios e as aspirações populares, aparentemente não está sendo mais capaz de entender isso. O PT foi depositário (como nunca nenhum partido politico o foi antes na história brasileira) da confiança da população e dos eleitores. Entregaram-lhe três vezes sucessivas a Presidência da Republica. No entanto, em dez anos, através das alianças as mais espúrias possíveis, o PT perdeu sua identidade e sua empatia com o povo na rua. Uma lástima e talvez uma tragédia, porque se abre o vazio.
O PT era a Esperança. É trágico, mas só está sobrando o vazio. Ou o PT se reinventa ou não recuperará a confiança do povo, mas esta tarefa transcende velhas fórmulas. A última pérola da falta de noção acerca do que de fato esta ocorrendo foi esta história de “Onda Vermelha”. Ocupar o espaço nas manifestações. Deu no que deu, confronto e mais revolta. O PT não entendeu seu verdadeiro papel nestas manifestações; a manifestação é contra o PT. Não só contra o PT, mas principalmente contra o PT e suas alianças e práticas no poder.
O PT precisa mudar e reencontrar sua identidade perdida, precisa se rever e fazer autocrítica, entender que precisa se renovar e fazer grandes exorcismos. Desembarcar algumas figuras e abrir espaço para os jovens e seus legítimos anseios. Ou será apeado do poder em 2014 ou mesmo antes. É só inventar mais algumas besteiras tipo esta “onda vermelha” e começarão a circular movimentos golpistas. Quem é governo precisa ser responsável e tomar cuidado com o que fala e faz. Que o diga o aliado do PT Fernando Collor. Foi pedir manifestações de apoio aos jovens de todo o País com fitinhas verdes amarelas – recebeu o movimento dos caras pintadas de negro. Uma palavra infeliz num momento inoportuno desencadeou o movimento que levaria à sua queda.
Cuidado com as palavras, Rui Falcão! O tempo não é de ficar falando ou fazendo besteiras e vocês precisam ter a humildade de perceber que estão na berlinda. Cuidado com a arrogância e com a falta de noção de realidade. Um pouquinho de silêncio e de humildade é o que se espera de vocês, PT, agora. Um “mea culpa” seria lindo, um programa de reparação melhor ainda. Jamais a arrogância de sair para a rua querendo se apropriar do que não é de vocês. Não precisamos de batalhas campais, mas de Sabedoria e de Paz.
O Brasil precisa de Sabedoria por parte de seus governantes AGORA.

Nenhum comentário: