segunda-feira, 6 de junho de 2011

Performa Paço - Lúcio Agra


Concebido por Priscila Arantes, diretora técnica da instituição, o Performa Paço procura trazer produções que se articulam com as questões da performance e do corpo. “Desde o ano passado, o Paço das Artes vem procurando abrir espaço às produções que dialogam com a performance, pois acreditamos que essa é uma linguagem extremamente importante para se entender as discussões que permeiam o contemporâneo”, afirma a diretora.

Sob a curadoria de Lucio Agra, a primeira edição do projeto traz como tema Ações Extremas e apresenta performances que exploram os limites do corpo humano. O evento, que tem apoio da Associação Brasil Performance, traz 11 apresentações de artistas brasileiros e venezuelanos intercaladas com debates junto ao público – cujo objetivo é fazer com que os visitantes percebam o processo de criação pela visão dos próprios criadores.

Os artistas desafiam suas capacidades físicas, produzindo atos que vão ao limite da ilegibilidade e do desconforto. A ideia se articula a uma referência básica da história da arte moderna brasileira - as Experiências do artista Flávio de Carvalho - para discutir as várias
acepções pelas quais a noção de ação extrema é manipulada na performance. O corpo voluntariamente se sujeita à experiência limítrofe e, sucessivamente, coloca-se em situações de risco físico e de tensão, controladas com muito esforço. “A performance é uma linguagem artística que busca sempre essa fronteira não-franqueada, lá onde as demais artes deixam de arriscar seus instrumentos de navegação”, afirma o curador.

A proposta do evento é intercalar as apresentações com debates entre os artistas e o público. As conversas terão como moderadoras as pesquisadoras Maíra Vaz Valente e Juliana Rego, e o foco das discussões será sempre o tema do evento e a trajetória de cada artista. O objetivo
dessas duas etapas complementares é possibilitar ao público imergir tanto no processo criativo quanto na execução das performances.

“Com essa iniciativa, nossa intenção é entrar para o calendário dos eventos de performance em São Paulo e, ao mesmo tempo, ativar o Espaço Subsolo do Paço das Artes como um lugar de referência para esse tipo de arte na cidade“, revela Lucio Agra.

A mostra de vídeos Ações Extremas >< Limites Difusos paralelamente à realização das performances no espaço Subsolo do Paço das Artes. Contínua e em monocanal, a mostra reúne vídeos dos artistas que realizam performances durante os dois dias do evento.

Nenhum comentário: