sábado, 29 de maio de 2010

Indicações de Filmes - Ecologia/Indígenas



Ecologia/Indígenas

O material não está a venda. O empréstimo é restrito a pessoas residentes no município do Rio de Janeiro, mediante apresentação de comprovante de residência, identidade e CPF. As pessoas interessadas devem entrar em contato com Elaine Amaral pelo telefone (21) 2178-9400 ou pelo correio eletrônico eamaral@ibase.br.

Somos gente

Reportagem na qual o povo Pataxó Hã-Hã-Hãe conta o sofrimento e a luta pela retomada de sua área de terra demarcada.

Produção: Projeto Audiovisual de Teixeira de Freitas - BA

Duração: 45'


Boa nova dos povos indígenas

45 minutos de imagens e sons originais da vida de três aldeias indígenas: Kulina, Mynky e Tapirapé. Porém mais impressionante que as imagens e sons é a própria vida dos índios: sua luta pela posse da terra, sua cultura, sua crença. O programa apresenta a atual pastoral indigenista no Brasil. Neste sentido, mostra a inculturação de missionários leigos e religiosos junto aos povos indígenas e o trabalho que eles realizam, tanto dentro como fora das aldeias.

Produção: Verbo Filmes

Duração: 45'



Madijá

Os índios, considerados um simples acidente geográfico no caminho da expansão desenvolvimentista da Amazônia, deveriam se integrar ou simplesmente desaparecer. O vídeo descreve como os Madijá, mais conhecidos por índios Kulina, encontram na expressão de sua cultura a força para enfrentar o desafio de sua própria sobrevivência.

Produção: Cimi/MA - Cimi/Norte - Mandacaru

Duração: 50'


Ameríndia

É um filme testemunho em torno do habitat, da história e da evangelização da nossa América Indígena. Um filme contemplação: para branco ver e sentir; para branco agir solidariamente. Um convite indeclinável na véspera do Quinto Centenário do Mal chamado descobrimento e da ambígua evangelização. Branco não fala neste filme. Fala o índio, falam as flautas nativas e a arte singular de Marlui Miranda e o cálido conjunto Tarancón. Fala Deus também e ELE tem a última palavra. Ameríndia recolhe em imagens inéditas ou redescobertas, a pureza dos povos do Xingu captada pela câmera pioneira de Jesco - os rituais dramáticos do Altiplano, o massacre ininterrupto das minas, a velha evangelização contestada e a reclamada nova evangelização.

Produção: Verbos Filmes - 1990

Duração: 70 '



Floresta tropical: provando seu valor

A floresta tropical viva é de maior valor econômico do que uma que foi cortada para madeira ou pastagem? O mercado internacional de alimentos, cosméticos e artesanatos, derivados de florestas tropicais, pode prover seus habitantes com meios para protegerem suas terras. Histórias deste novo movimento promissor - para salvar o rápido desaparecimento das florestas tropicais - pela comercialização dos produtos renováveis da floresta são mostradas neste vídeo.

Produção: Interlock Media Associates/1990

Duração: 28'



Kari - oca

Kari-Oca, o vídeo é um documentário, realizado entre novembro de 1991 a maio de 1992, que retrata a preparação de índios para o Encontro Mundial dos Povos Indígenas – evento que antecedeu a Conferência Mundial da ONU para o Meio Ambiente - 92.

Direção: Márcia Halfim

Produção: MMM



Balbina, o marco da destruição

Um desastre ecológico em plena planície Amazônica. A história de um escândalo que não veio à tona. 500 mil hectares de mata submersos, índios afastados de seu ecosistema, o envenenamento das águas e a morte tomando conta das margens de um rio. Um alerta para os projetos hidrelétricos. 1º Prêmio no Festival de Cine de Salerno, Itália.

Produção: TVT - 90

Duração: 28'



O povo do veneno

Situado na Amazônia Ocidental, o povo Zuruaha mantém, desde o final do século passado, o culto ao suicídio como marca de seus costumes. O contato com a Frente Extrativista naquela época resultou na morte de grande parte de seu povo, inclusive dos pajés, o que levou os Zuruaha a desenvolver a crença de que ingerindo veneno, reencontram-se com os seus antepassados. Vivendo em isolamento desde então, foram recentemente contatados por missionários.

Produção: Ibase vídeo/crocevia/cimi/ubv

Duração: 27`



Para onde?

"Para onde?" é a pergunta que se faz após constatar os efeitos perversos do modelo de desenvolvimento implantado na Amazônia, pelos sucessivos governos brasileiros. A devastação, a invasão das terras indígenas e dos povos da floresta e ainda a transformação do ecosistema estão retratados nesta produção, através de música e imagem.

Produção: IBASE Vídeo/Crocevia/Cimi/UBV

Duração: 8`



Ararinha azul, o sobrevivente solitário

O vídeo conta a história da ave mais ameaçada de extinção do mundo, a ararinha-de-spix, sua descoberta no início do século passado, seu virtual desaparecimento até a redescoberta de um único exemplar vivendo em liberdade no interior da Bahia.

Produção: Lais Rodrigues/Nena Zenóbio

Direção: Francisco Pontual

Duração: 18`


Legislação Ambiental (a lei e a vida)

O documentário apresenta um quadro da legislação ambiental no Brasil, a partir de casos concretos que ilustram artigos do Capítulo de Meio Ambiente da Constituição. Os casos são: a usina nuclear de Angra dos Reis; o BHC (Pó-de-Broca) na Cidade dos Meninos (Caxias); a poluição das águas da Barra; os trabalhadores atingidos pela silicose nos estaleiros de Niterói; a existência de lixo em áreas de preservação ambiental; as mineradoras que degradam a Mata Atlântica. Esses casos mostram como a ecologia está ligada ao cotidiano da população.

Produção: Cecip – 92

Duração: 30`


Patrimônio ambiental do Rio de Janeiro (Rio nosso bem)

O vídeo é dividido em quatro blocos que podem ser apresentados separadamente. Matas, Rio Paraíba, Litoral e Cidade. Em cada um desses blocos são apresentados os principais bens ambientais do estado do Rio, mostrando seus problemas e apresentando propostas de recuperação para alguns deles. As praias paradisíacas de Angra dos Reis, a diversidade de espécies da Mata Atlântica, a contaminação dos peixes no Rio Paraíba e os contrastes urbanos do Rio de Janeiro são alguns dos temas desse vídeo.

Produção: Cecip - 92

Duração: 60`


Barragem, a história

O vídeo mostra o conflito entre as populações rurais e urbanas da região do submédio São Francisco e os responsáveis pela construção da Barragem de Itaparica, motivado pelo alagamento de terras e cidades onde viviam 50 mil pessoas.

Produção: TV VIVA - 91

Duração: 52`


Mangue

Documentário que mostra a degradação do mangue do litoral pernambucano, desde a época da colonização até hoje. Pescadores, historiadores, biólogos e empresários atestam a necessidade de preservação, pois é do mangue que sobrevivem espécies marinhas e o próprio homem.

Produção: Tv Viva - 92

Duração: 25`

Tá limpo

A coleta seletiva e a reciclagem do lixo, os problemas sociais e ambientais dos bairros pobres são mostrados através da preocupação de seus personagens, o menino Pipoca e se amigo Bico, um urubu.

Desenho Animado de Christina Koenig - 91

Duração: 11`


Meio ambientemente

Moradores do bairro de Rancho Fundo (Nova Iguaçu - RJ) falam sobre a relação dos vários significados do conceito de meio ambiente com os problemas do cotidiano do seu bairro, tendo como contraponto a opinião das crianças que lidam, de forma prazerosa, com o entendem por natureza.

Produção: Cecip – 93


Direção: Pedro Brito
Duração: 10`


ECO 92, mudou o mundo?

Uma avaliação crítica da ECO 92 um ano depois, o que mudou?, várias ONGs respondem a esta questão avaliando a ineficiência dos governos e o saldo positivo do Forúm Global.

Realização: IED Comunicação/Alo Vídeo - 93

Direção: Beth Formaggini

Duração: 12`


Pantanal: vida ou morte?

Documentário ecológico que mostra a beleza da região do Pantanal Matogrossense, área de fronteira com o Paraguai e a Bolívia. Denuncia as ameaças do equilíbrio do meio ambiente pelo contrabando de peles e pelas doenças do gado. O vídeo tem entrevistas com: Maria Tereza Jorge Pádua, representante da World Wildlife Foundation, e o Dr. Paulo Benedito, do IBDF.

Produção: Mariana Filmes - 84

Direção: Helena Martinho Rocha/Lise Torok

Duração: 19`


Pantanal. Equilíbrio ameaçado

Documentário ecológico que mostra as belezas da região do Pantanal Matogrossense (Mato Grosso do Sul e do Norte ) e apresenta o biólogo Peter Crawshawn do IBDF, que faz pesquisas sobre o comportamento das onças através do sistema de radiotelemetria (coleiras com censores, acompanhadas por radar).

Produção: Mariana Filmes - 84

Direção: Helena Martinho da Rocha/ Lise Torok

Duração: 10`


Serra Madureira

A Serra da Madureira, um maciço da Mata Atlântica, é uma ilha verde no meio da área metropolitana do Rio de Janeiro. Legalmente há uma área de proteção ambiental desde 1988. O vídeo mostra as agressões contínuas à floresta e as conseqências no clima e na qualidade de vida da cidade vizinha.

Produção: Cecip/TV Machambomba - 91

Direção: Noni Carvalho

Duração: 13`

Vira volta

O vídeo baseia-se nos hábitos de consumo e descarte de uma família em seu cotidiano. Os personagens principais, através do contato com as embalagens de vidro, metal e plástico, vão descobrindo a origem e a história destes materiais, dando um novo "valor" a estes elementos da natureza, presentes no dia a dia.

Realização: Diana Cinematográfica - 94

Produção: Ana Freitas

Direção: Renato Barbieri

Duração: 18`


Um certo meio ambiente aqui!!!!

O vídeo narra o processo de degradação ambiental no estado do Rio de Janeiro – mostrando também as áreas ainda preservadas – e a luta das comunidades de Ilha Grande, Niterói e Ilha da Madureira contra a especulação imobiliária e a poluição industrial que expulsam agricultores e pescadores de suas terras e agridem o meio ambiente.

Direção: Jussara Queiroz - 86

Duração: 25`


Torem

Os índios Tremembé, de Almofala, interior do Ceará, apresentam o Torém, sua dança característica, e falam de sua importância para a recuperação da própria identidade e reconquista de suas terras.

Produção: Nosso Chão Vídeo?Toá - 94
Direção: Ivo Souza/Alex Ratts
Duração: 23`



Um caso de vida ou morte

Documenta a degradação do Rio Capibaribe a partir de uma ficção onde um oficial de justiça resolve informar para a imprensa os nomes dos políticos e empresários envolvidos no Caso Capibaribe.

Produção: Aucuba - Pesquisa e Documentação
Duração: 13`


Carajás

Documentário sobre o Projeto Carajás. O que é e quem sai ganhando com ele e as consequências de sua implantação.

Produção: Mandacaru AV
Duração: 55`

A Fumaça misteriosa

Teatro de fantoches. Conta a história da destruição de uma praça por uma fábrica poluente e a reação das crianças do local, aliadas a uma bruxa boa.

Produção: Cecip
Duração: 15`


Reserva ecológica

A preservação do meio ambiente é fundamental para garantir a sobrevivência da terra e dos seres vivos. Se o mundo não tomar medidas urgentes contra os predadores, muito em breve a vida se tornará insustentável em nosso planeta. Este documentário mostra nossas primeiras medidas para a preservação da fauna e flora, a recuperação dos ambientes alterados, e a reintrodução de animais de cativeiro.

Produção: Zebu


Apesar de tudo

Vídeo realizado durante a ECO 92. Diferentes lideranças indígenas dão depoimentos sobre como vêem a chegada dos 500 anos do descobrimento e fazem uma análise desse período.

Produção: Ibase Vídeo
Duração: 45`

Do coração da floresta

Duração: 7'


http://www.ibase.br/modules.php?name=Conteudo&pid=31

Nenhum comentário: