segunda-feira, 14 de março de 2011

epipiderme


http://2.bp.blogspot.com/-tPiuck60UwE/TXmNkwLnrCI/AAAAAAAABEc/GNiSBwyNXNY/s1600/epipiderme16INTERNET.JPG

Programa 17 de Março 2011 (21H)


Num novo espaço:
Espaço do Urso e dos Anjos
Rua Palmira nº 5 r/c Dto, Metro Intendente - Lisboa


Performance:




Angel Herrero (Espanha)
H2O2H”Performance sonora Duração: 30´


“H2O2H” centra-se à volta de uma escultura sonora criada por Angel Herrero, a acção decorrerá da interacção entre as diferentes atmosferas acústicas e a presença física do performer.
O percurso ou viagem, como o artista refere, será feito através de um elemento essencial, a água e a cadência produzida por diferentes ritmos, modelados e fundidos com as subtis acções amplificadas, na interacção com a escultura sonora.
Ainda nas palavras do artista, esta performance torna visível uma espécie de busca do ancestral, utilizando os sons produzidos pela instalação sonora e desta como veículo criativo de diferentes atmosferas tempo- espaciais. Afirmando também em termos de conceito que esta peça trabalha  o pequeno e o real e os seus opostos, o grande e o irreal.




Benjamin Sebastian (Inglaterra/ Austrália)

S/ título Duração: 20´


Benjamin Sebastian nasceu na Australia, mas trabalha e vive em Londres, é membro fundador de vários grupos de pesquisa em performance The Greestone Group, ArtEvict and Tension/Intervention/Restraint.
As suas propostas conjugam-se de forma interdisciplinar segundo o artista numa relação dialéctica entre pares intimidade/ solidão, segurança/ vulnerabilidade, o lugar do indivíduo/ o lugar da comunidade, a lógica/ o irracional. O seu trabalho é influenciado pelas Teorias Queer, as questões da colaboração e criação de comunidades de artistas, a autobiografia.
Para a construção das suas performances parte da sua experiência emocional, explorando limites físicos através do corpo, o desconforto, mecanismos que muitas vezes também questionam o papel do observador como agente passivo.





Tiago Gandra (Portugal)
“Plant” Duração: 20´



“Plant” é uma proposta em que Tiago Gandra, utiliza 100 moedas de 1 euro, para reconstruir o seu universo pictórico. A acção consiste num processo mecânico de interacção entre as moedas e o espaço. Como noutros trabalhos, utiliza materiais simbólicos do quotidiano, a desarticulação do seu uso corrente visa o questionamento do seu espaço, entre o útil e o ficcional.
Esta proposta acontece aparentemente como um processo que oculta o seu ponto em questão, já que se oferece como narrativa funcional, simples manufactura. Na acção são executados gestos e corpo que enquanto jogo poderão fazer-nos pensar no valor do trabalho; as moedas, o dinheiro é usado como objecto dessacralizado, e de possível manipulação, poética e estética.
Assim e nas palavras do artista, esta performance acaba por reflectir o investimento a que os artistas estão inevitavelmente envolvidos na relação com o seu trabalho artístico e uma ode aos diversos empregos  que  executam para obter uma estabilidade criativa. O custo financeiro desta performance é uma referência na própria acção, na sua quantia, no corpo laboral que a executa e no valor intrínseco ao objecto vazio deixado no espaço.
Tiago Gandra vive e trabalha em Lisboa, estudou artes plásticas pela ESTGAD – Caldas da Rainha, tem participado em várias exposições a nível nacional e internacional.





Concerto- performance:


Rosa & Flores (Portugal)
“Love Songsz” Duração: 20´


Rosa é Ana Magalhães, artista plástica e performer. Flores é Filipe Leote, aka Presidente Drogado, músico e poeta. Do seu encontro resultou uma parceria criativa que cruza vida, experiências e poéticas e que tomou forma no projecto musical performático Love Songsz. Um sofá vermelho, flores e ninhos. As canções são uma forma de reciclar o dia-a-dia e de construir um imaginário proverbial que reflecte e celebra a arte da vida e do amor. Maria bebé nasceu em Junho e já gatinha. (por Ana Menezes)



epipiderme
Encontros à volta da performance
Rua da Palma 219, 5º ESQ 1100-391 Lisboa Portugal
epipiderme@gmail.com | http://epipiderme.blogspot.com/ | +351 915758183

Nenhum comentário: