sábado, 26 de junho de 2010

Alberto Guzik - ator e escritor, morre aos 66 anos.

"Guzik foi um dos idealizadores da escola de artes dramáticas SP Escola de Teatro - Centro de Formação das Artes do Palco, inaugurada em 2009 e localizada no bairro do Brás, em São Paulo."
Nome importante do teatro nacional morreu após lutar contra câncer. Homenagem a Guzik acontece neste sábado (26) em crematório de SP.
Do G1, em São Paulo

O ator, escritor e crítico teatral Alberto Guzik, morto aos 66, em SP.  
...do rio letes, e também o término de minha viagem ao reino de hades. estou muito cercado de afeto, de amor, de boas energias, de bons fluidos. com muita luz em meu espírito eu me despeço temporariamente de todos vocês, desejando que, enquanto eu estiver longe, a vida de todos floresça do mais belo e prazeroso e frutífero dos modos. dionisos será meu guia nessa viagem, que nada terá de teatral, mas será profundamente vital. evoé!!! ...

A transubstância de Cecilia Meireles num domingo de Carnaval


Sem Corpo Nenhum

"Sem corpo nenhum,
como te hei de amar?
— Minha alma, minha alma,
tu mesma escolheste
esse doce mal!

Sem palavra alguma,
como o hei de saber?
— Minha alma, minha alma,
tu mesma desejas
o que não se vê!

Nenhuma esperança
me dás, nem te dou:
— Minha alma, minha alma,
eis toda a conquista
do mais longo amor!" 


'Poemas (1942-1959)'



Escrito por alberto guzik às 08h58

O ator, escritor e crítico teatral Alberto Guzik, morto
aos 66 anos, em São Paulo. (Foto: Divulgação)


Morreu neste sábado (26) em São Paulo o ator e escritor Alberto Guzik. Conhecido por sua carreira e importância no teatro nacional, ele faleceu aos 66 anos, após lutar contra um câncer no estômago. Ele estava internado no Hospital Santa Helena desde fevereiro.
Uma cerimônia será realizada às 16h30 deste sábado no Crematório da Vila Alpina, na zona leste da cidade.
Nascido na capital do estado em 1944, Guzik foi aluno da Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo e estreou nos palcos em 1967. Em sua carreira, dirigiu e se envolveu na produção de espetáculos de atores essenciais à dramaturgia, como Sofócles, Arthur Miller e Bertold Brecht.
Além de ator, Guzik também foi escritor de peças e livros e trabalhou como crítico teatral para publicações como "O Estado de S. Paulo", "Jornal da Tarde" e "IstoÉ".
Guzik foi um dos idealizadores da escola de artes dramáticas SP Escola de Teatro - Centro de Formação das Artes do Palco, inaugurada em 2009 e localizada no bairro do Brás, em São Paulo.

em breve


em breve vou me ausentar daqui do blog por algum tempo. e em breve também explicarei os motivos do meu afastamento. não vou nem desistir deste espaço nem abandoná-lo. ele tem sido um exercício muito importante de escrita desde que o iniciei, há quase quatro anos. não vejo o blog nem como um exercío jornalístico que me obrigue a ir atrás de furos de reportagem e nem como uma área destinada a exaltar meu ego e a glorificar meus feitos. reflito sobre o que faço e sobre o que vejo, e isso me faz bem, me dá prazer. gosto de dividir com os leitores que tenho minhas paixões pelo cinema, pelo teatro, pela música, pela literatura e pela vida. disciplinei-me a ponto de alimentar todos os dias o blog com textos longos ou curtos, com citações ou poemas ou trechos de livros que admiro. tornei este espaço um cantinho do qual eu observo o mundo e reajo a ele. então, podem ter certeza de que não será por vontade própria que me afastarei daqui. são as chamadas "forças maiores" que determinarão um período de silêncio. mas fiquem certos de que voltarei assim que tiver condições para isso. e já sei que morrerei de saudade desta arena em que pratico da melhor maneira que consigo a arte de partilhar com meus leitores tudo que vivo. enfim, não estou me despedindo já. estou apenas lançando um aviso aos navegantes. preparem-se para uma fase em que os dias e as horas ficarão em suspenso, aguardando o retorno do piloto à ação.


Escrito por alberto guzik às 17h06



recado


não posso me afastar deste espaço sem deixar uma palavra para todos os diretores, arte-educadores, colaboradores e artistas aprendizes da sp escola de teatro - centro de formação das artes do palco. estamos no limiar da transformação do sonho em realidade. e se a realidade for áspera, como muitas vezes é, não se esqueçam jamais, de que as raizes dela estão no sonho. no sonho de construir a melhor escola de teatro que este país ja teve. uma escola tão boa, tão ampla, tão aventureira, que possa nos ajudar a mudar também este país, que anda tão precisado de sonhos. meus queridos. não estou fisicamente com vocês aí, agora, mas estou por inteiro aí, também. tenham a certeza disso. e nunca, nunca esqueçam que este projeto nasceu de um sonho, e de que é pelo sonho que tem de ser alimentado. viva a sp escola de teatro. lembrem-se de que somos todos servidores de dionisos. evoé!


Escrito por alberto guzik às 06h58

Nenhum comentário: